O custo efetivo total é uma importante informação relacionada ao valor a ser desembolsado em uma operação de empréstimo ou financiamento. Trata-se de um percentual que reúne diversos elementos, como você poderá verificar a seguir.

Continue com a leitura e fique por dentro desse tema. Vamos em frente!

O custo de um empréstimo

Digamos que você precise de um empréstimo e consulte duas instituições de crédito para fazer isso: X e Y. Após conhecer as taxas de juros cobradas por ambas, obteve as seguintes informações: X cobra 4,0% ao mês, enquanto Y estabelece o percentual de 3,5% para o mesmo período.

Com base nisso, você decide contratar o empréstimo junto à instituição Y, que oferece uma taxa menor. Essa é a melhor decisão? Pode ser ou não, porque os juros são apenas uma das diversas despesas que você deverá arcar com a transação.

Na verdade, para fazer uma boa escolha, você precisa saber de um fator importante: o que é o CET. É o que vamos lhe explicar a seguir. Acompanhe!

O que é o custo efetivo total

O custo efetivo total (CET) diz respeito a todas as despesas que você terá ao contratar uma operação de crédito. Ele envolve vários elementos, dentre os quais podemos citar:

  • os juros cobrados na operação;

  • os tributos que serão pagos — como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);

  • o valor do seguro;

  • os gastos com registros e cadastros;

  • outras taxas administrativas.

O CET é representado por uma percentagem anual (20% ao ano, por exemplo), e toda empresa que trabalha com atividades financeiras deve informá-lo, seja a pedido do cliente ou na sua divulgação comum (propaganda em rádio, televisão, internet etc.).

A importância do CET

O principal objetivo do CET é oferecer transparência às operações de crédito — isto é, permitir que o interessado conheça os custos reais de uma transação financeira. Por isso, conhecer apenas as taxas de juros não é a garantia de que você estará optando pela melhor oferta ao seu dispor.

Isso porque, como foi dito acima, o CET envolve outros elementos, e estes podem variar de uma operadora para outra. Em outras palavras, dois bancos distintos podem cobrar uma mesma taxa de juros sobre empréstimos, mas trabalharem com valores do CET completamente diferentes.

A melhor escolha

O CET foi criado em 2007 pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e se tornou uma obrigação a partir do ano de 2008, conforme a Resolução 3.517/2017, do Conselho Monetário Nacional (CMN). Ou seja, as instituições bancárias e de crédito em geral passaram a ter o dever de informar o custo efetivo total aos seus clientes.

Sendo assim, se você precisar recorrer a um empréstimo ou financiamento, busque saber o CET anual que será cobrado e compare os custos estabelecidos pelas empresas fornecedoras de crédito.

Desse modo, você terá em mãos as informações sobre o valor total que vai precisar desembolsar ao assinar o contrato e, assim, dispor de condições para optar pela melhor oferta.

Percebeu como é importante se informar sobre o custo efetivo total em uma negociação de crédito? Portanto, quando necessitar recorrer a um banco ou outra instituição para obter recursos financeiros, não se esqueça de verificar essa informação.

Gostou do artigo? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique mais bem informado sobre operações de empréstimos e financiamentos. Estamos no FacebookLinkedinYouTubeInstagram. Até breve!