Você conhece o peer to peer lending? O mercado financeiro atual possui uma grande diversidade de produtos, cada um para um perfil de investidor. Há as aplicações com grandes rentabilidades, mas que possuem maior risco de perda, e aquelas que têm menores margens de lucro, mas, em contrapartida, oferecem mais segurança.

Um dos investimentos que proporciona a maior possibilidade de ganhos é a aplicação em ações na bolsa de valores. Esse comércio já se mostrou altamente lucrativo, porém, altamente arriscado.

Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram novas formas de investimento. Uma delas é o peer to peer lending (P2P), que já demonstrou ter possibilidades de ganho maiores que alguns dos produtos financeiros mais populares, como a caderneta de poupança, alguns CDBs, letras de crédito, entre outros.

Se você procura formas de aumentar a sua rentabilidade, seja para realizar sonhos materiais ou quitar dívidas, continue a leitura deste post e descubra se vale a pena investir em ações ou peer to peer. 

Conheça as diferenças entre os investimentos

Ações

O mercado de ações movimenta quantias exorbitantes de dinheiro todos os dias, em todo o mundo. Seu grande atrativo é a possibilidade de ganhos incalculáveis. O “lado podre” dessa maçã é que, para isso, o investidor se submete a riscos de perda igualmente altos. É preciso ficar atento a diversas variáveis, analisar gráficos, acompanhar a volatilidade do mercado etc.

Outra desvantagem é que, para atuar na bolsa de valores, é preciso de uma corretora de investimentos, que cobra taxas sobre os serviços prestados, algo que compromete parte do retorno sobre o investimento.

Peer to peer lending

Também conhecida como empréstimo coletivo, essa modalidade proporciona vantagens para os dois lados da moeda. A empresa que receberá o empréstimo pagará juros menores que os empréstimos bancários tradicionais e há uma diminuição da burocracia, já que o procedimento todo acontece por sites ou aplicativos. Para os investidores, as vantagens são:

Ótima relação risco-rentabilidade

Todo investidor sonha com uma aplicação que tenha a maior rentabilidade e o menor risco possível. Como informado na introdução, esse investimento já alcançou rentabilidades maiores que vários produtos financeiros ao mesmo tempo que proporciona segurança maior. 

Rendimento mensal

Ao investir no empréstimo coletivo, o investidor recebe mensalmente juros sobre o valor aplicado, diferentemente das ações, em que só se tem contato com os ganhos no momento da venda das ações ou quando a empresa distribui os dividendos dos lucros com os acionistas, algo que costuma acontecer, no máximo, duas vezes por ano.

Isenção de taxa administrativa

Essa é uma grande vantagem, principalmente para os pequenos investidores, pois significa que todo o valor aplicado será retornado com juros, não havendo nenhuma cobrança de taxas.

O investimento ideal está diretamente ligado ao seu perfil de investidor. As ações oferecem possibilidades enormes de ganhos, mas têm o ônus do alto risco. Enquanto isso, o investimento em peer to peer lending mostra-se uma ótima opção até para os investidores arrojados, pois mistura uma boa rentabilidade com riscos significativamente menores.

Quer saber mais sobre o investimento nessa nova modalidade e começar as aplicações? Então entre em contato conosco, podemos ajudar você a aumentar sua rentabilidade e atingir seus objetivos pessoais.