Você sabe o que é antecipação de recebíveis? Essa é uma das alternativas usadas por empresas de diversos portes e segmentos que desejam manter as finanças em dia ou mesmo otimizar os investimentos. Porém, nem todos os lojistas conhecem bem o funcionamento desse recurso.

Neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e abordar as vantagens e os riscos que a antecipação de recebíveis pode apresentar. Continue a leitura, e saiba mais.

O que é antecipação de recebíveis?

A operação de crédito chamada de antecipação de recebíveis é um recurso pelo qual uma instituição financeira antecipa o pagamento de valores futuros de acordo com a solicitação da empresa. Isso quer dizer que, se desejar, o comerciante pode receber o valor de uma compra feita no cartão de crédito, por exemplo, antes do prazo previsto.

É um procedimento rápido e sem muita burocracia oferecido a negócios que recebem pagamentos por cartão de crédito, duplicatas ou cheque pré-datado. É preciso, no entanto, ter atenção quanto às taxas de juros cobradas nessa operação, que podem mudar de acordo com as variações do mercado.

Como funciona?

Antes de solicitar a antecipação de recebíveis é preciso estar bem informado sobre o seu funcionamento. Várias instituições do mercado como securitizadoras, factorings, bancos e operadoras de serviços de cartão de crédito (Rede, GetNet, Cielo, etc.) oferecem essa opção.

O processo funciona da seguinte forma: a instituição financeira antecipa o pagamento que a empresa tem para receber no futuro, descontando a taxa de juros cobrada mais o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Quando o cliente quitar a dívida, ao invés do lojista receber, o dinheiro vai para a instituição que antecipou o pagamento.

Devido aos riscos envolvidos, antes de fechar negócio é feita uma análise de crédito tanto da empresa quanto do cliente, com o objetivo de minimizar as chances de falta de pagamento.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

Essa operação oferece diversas vantagens. Algumas delas são:

  • liberação mais rápida de recursos;
  • garantia maior de pagamento dos valores;
  • empréstimo a partir de recursos próprios, uma vez que esses valores já serão pagos no futuro.

Quais os riscos envolvidos?

Apesar das vantagens oferecidas, a antecipação de recebíveis também exige atenção, principalmente para as  taxas de juros cobradas pela securitizadora, instituição financeira, banco ou factoring. É fundamental que o valor cobrado seja inferior às demais linhas de crédito disponíveis, caso contrário, essa deixa de ser uma alternativa vantajosa.

Para se beneficiar da maneira correta dessa estratégia, é preciso que haja organização nas despesas e fluxo de caixa, uma vez que o empresário não poderá contar com o dinheiro futuramente. Dessa forma, não é indicado fazer dessa prática algo frequente.

Agora você já sabe o que é antecipação de recebíveis, assim como seu funcionamento, vantagens, riscos e condições. Quando usada da forma adequada, essa é uma ótima alternativa para manter a saúde financeira em dia.

Se quiser saber mais sobre o tema e receber novos artigos com outros conteúdos relevantes relacionados ao assunto, assine nossa newsletter e fique sempre informado. Até a próxima!