Fazer a sua empresa crescer financeiramente é um dos principais desafios que você vai enfrentar. Mas acredite: é POSSÍVEL!
Conseguir escalar o negócio (como essa prática também é chamada) requer esforço, monitoramento de resultados e atenção a algumas questões, que são dicas práticas para fazer a sua empresa alcançar o sucesso.
Para ajudá-lo nessa empreitada, neste post reunimos todos esses aspectos para que você esteja preparado para melhorar seus resultados. Então, vamos lá?
Como saber se a empresa está crescendo financeiramente?
Essa atitude requer a análise de métricas e resultados. Os indicadores podem medir o desempenho passado ou futuro. Para mensurar o crescimento, é importante relacionar o que está acontecendo hoje para prever as situações que ocorrerão amanhã.
Dentro desse cenário, as finanças são a base para qualquer negócio. Elas devem estar saudáveis e, de preferência, ser registrado um saldo positivo para a possibilidade de fazer investimentos.
Outro ponto relevante são os dados do mercado. Perceba que a economia trabalha com ciclos e identificar em que situação está a maioria dos concorrentes favorece a elaboração de estratégias para alcançar melhores resultados. O crescimento do setor também é um bom indicativo do quanto seu negócio pode ser ampliado.
Assim, a mensuração do desempenho empresarial é fundamental para que você saiba onde quer chegar e se está seguindo o caminho certo para alcançar o que deseja. Além disso, ajuda a definir os meios que serão utilizados.
Essa prática deve ser adotada constantemente para identificar a necessidade de ajustes ao longo do caminho e implantar um processo contínuo de melhorias. No entanto, existem algumas dicas que ajudam nesse processo:
O que fazer para melhorar a saúde financeira do negócio?
Faça um plano de negócios
Esse é o guia do empreendedor e, por isso, deve ser um documento bem detalhado. Ele deve descrever questões relativas a clientes, fornecedores, segmento de atuação, concorrência, estratégias de marketing, pontos fortes e fracos e análise financeira. A partir desses aspectos, você sabe o que precisa melhorar e o que já está bom.
Invista para aumentar a receita (vendas)
A redução de custos é fundamental para melhorar as finanças, mas também é preciso pensar em alternativas para elevar a receita. Utilize o valor economizado para colocar algumas ações em prática, por exemplo, fazer posts patrocinados nas redes sociais e campanhas publicitárias. Essas medidas atraem mais clientes e permitem incrementar os recebimentos.
Fique atento ao seu fluxo de caixa
Um cuidado maior com a movimentação financeira é a melhor alternativa para saber o que entra e o que sai, identificando possíveis melhorias necessárias. Para surtir efeito, é essencial que todos os gastos e recebimentos sejam escritos, inclusive os de menor relevância.
Essa análise possibilita identificar problemas de cobrança, custo alto com um fornecedor específico, a contratação de um empréstimo desnecessário etc. Sempre que possível, negocie os prazos com os fornecedores para evitar a incidência de multas e juros.
Lembre-se de que o fluxo de caixa é mais eficiente com a ajuda de um software de gestão financeira. Essa ferramenta automatiza algumas operações e traz mais precisão aos dados.
Conheça seu cliente
Esse aspecto não está diretamente relacionado à parte financeira, mas impacta nela. Conhecer os hábitos de consumo do cliente permite realizar estratégias mais acertadas.
Por exemplo: se a maioria das vendas é de calças, você pode fazer uma promoção para esse produto no estilo “ganhe 50% de desconto comprando 3 peças”. Ou, quem sabe, oferecer um desconto maior em compras a partir de R$ 250.
Perceba que a ideia, aqui, é compreender os hábitos de consumo e quais são as necessidades dos consumidores. Ou seja, o que o cliente procura quando vai até o seu estabelecimento.
Seguindo essas dicas que repassamos, você verá que ficará muito mais fácil crescer financeiramente. Além disso, sempre mensure os resultados e acompanhe o caminho que sua empresa está seguindo. Essa é a melhor maneira de garantir o sucesso.
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