Não pague pelos seus investimentos: corretagem zero
Depois de muitos anúncios sobre investimentos, bolsa de valores na internet e na televisão, então você então decide que está na hora de investir. Você sai do seu trabalho um pouco antes do horário e se desloca para a B3 (bolsa de valores), entra na sede para enfim fazer seu investimento.
Quando chega ao atendimento diz que quer fazer um investimento, mas é informado que precisa ter conta na corretora ou instituição autorizada para investir nas empresas listadas na bolsa.
Então, você descobre que do seu celular você pode realizar seus investimentos e existem muitas possibilidades de serem feitas.
Esse relato acima apresenta o mercado financeiro como está se tornando com a facilidade do acesso e o aumento de investidores que apenas precisam de celular e acesso a internet. Hoje você pode investir em alguma ação ou em empresas através do intermédio de uma corretora ou de instituição.
As corretoras e demais instituições são autorizadas a intermediar as ordens de compra e venda de ativos financeiros.
O que essas instituições ganham nos investimentos?
Como você já sabe, não é possível fazer investimento direto em um ativo sem um intermédio de uma instituição, sendo assim todo esse trabalho cabe à instituição. Dessa forma algumas corretoras ganham uma taxa de corretagem por intermédio das operações. Só que no caso do Peer-to-Peer Lending o investidor não paga pela intermediação como você vai conhecer ao decorrer do texto.
O que é a taxa de corretagem?
Ao realizar uma operação de compra e venda de algum ativo financeiro, a corretora retira uma taxa de acordo com regras estipuladas em contrato.
Quanto custa a taxa?
O valor da taxa de corretagem cobrado pode variar dependendo da instituição e tipo de operação. No entanto, a cobrança pode ser fixa ou variável.
Existe taxa zero?
Há alguns anos atrás a taxa de corretagem no mercado financeiro era elevada devido a poucas instituições que davam acesso às operações de investimento e a baixa estrutura tecnológica que encarecia os custos.
Hoje em dia com o uso da tecnologia e a multiplicação das corretoras de valores permitiu a popularização dos investimentos e a oferta de serviços cada vez melhores.
Com o aumento do número de investidores assim como o de corretoras, então houve uma maior competitividade no mercado, logo para atrair cada vez mais investidores as corretoras começaram a reduzir a taxa de corretagem até algumas que já zeraram suas taxas.
A pioneira a zerar as taxas de corretagem foi a Clear, abrindo espaço para muitas outras até os dias de hoje. Esse movimento tem sido bom para todos os investidores.
Todos os investimentos são isentos de corretagem nas corretoras?
Nem todos os investimentos nas corretoras que zeraram a sua taxa são isentos. Em investimentos em renda fixa a alguns anos, a maioria das corretoras não realiza qualquer cobrança para investir em Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA por exemplo.
Em alguns investimentos em renda variável como ações, por exemplo, algumas corretoras têm zerado as taxas de corretagem.
Isso não quer dizer que em todos os investimentos você vai ter acesso a corretagem zero, mas em algumas oportunidades você pode ter.
Como utilizar a corretagem zero
Você pode baixar o aplicativo ou mesmo usar no navegador do computador. Basta abrir conta na corretora para usufruir dos serviços. Tudo isso online e de forma facilitada.
É importante observar que além do preço de corretagem, também existem outros critérios como suporte ao cliente, por exemplo.
Diversifique seus investimentos, escolha onde fazer e obtenha seus resultados com o tempo. Não deixe as oportunidades passarem por você.
Ficou interessado em saber mais sobre, entre em contato com a Tutu Digital e tire suas dúvidas!
Fonte: iouu