Um empresário deve fazer uso do planejamento estratégico para alcançar o crescimento da empresa. Assim, o aumento da produtividade e lucratividade serão atingidos de uma maneira saudável e eficiente. Por isso, criamos uma lista com 5 dicas de como planejar a prosperidade do seu negócio. Conheça as principais ações que devem ser tomadas para realizar e escalar esse crescimento, sem correr o risco de perder ótimas oportunidades de vendas. Confira!
1. Analisar o estado atual da empresa
Antes de planejar o futuro é preciso analisar as ações passadas, que são o resultado da situação presente do negócio. Você deve saber como foi o desempenho da sua equipe, se as metas foram cumpridas, se o relacionamento com os clientes está adequado e qual a posição da empresa no mercado em que atua.
Com base nessas informações, o empreendedor poderá avaliar o que deve ser alterado, incluído ou excluído do planejamento estratégico. O exercício aqui é refletir sobre o que deu certo e o que deu errado, para fortalecer as ações corretas e corrigir os enganos.
2. Identificar as oportunidades e limitações do negócio
Para deixar a análise da empresa mais completa, você precisa saber qual o potencial de competitividade do seu negócio no mercado. Dessa forma, poderá planejar o que pode ser feito para ganhar destaque no setor.
A dica aqui é fazer uma análise SWOT. Trata-se de uma sigla em inglês, cujas iniciais significam Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Recorrendo a análise SWOT, é possível definir as forças de atuação sobre os concorrentes, as fraquezas que podem colocar em risco o êxito da empresa, as oportunidades que beneficiarão o futuro do negócio e as principais ameaças, ou seja, os entraves para que os objetivos do planejamento estratégico sejam atingidos.
3. Fazer o orçamento empresarial
Para crescer e ganhar cada vez mais mercado é fundamental que seu negócio seja saudável financeiramente. Por isso, você jamais pode perder o controle do seu fluxo de caixa, pois só assim saberá quanto dinheiro entra da sua empresa e qual o valor que sai da sua conta bancária jurídica.
Ter o conhecimento do lucro ou prejuízo é indispensável para organizar quais gastos são necessários, quais despesas podem ser cortadas, para onde será direcionado o lucro obtido ou como o prejuízo será revertido.
4. Definir metas e objetivos
Aconselhamos o empreendedor a traçar metas e objetivos para todo o ano, porém, é preciso estar atento para verificar se as metas e objetivos planejados estão sendo atingidos ou se há necessidade de adequação.
Defina quantos clientes você quer ganhar, qual é o crescimento do faturamento que você espera, se está na hora de lançar novidades no mercado ou mesmo se outros públicos de interesse podem ser atingidos pelo seu produto atual.
5. Preparar os funcionários para o crescimento
Sempre vale lembrar que uma empresa não funciona sozinha. Para prosperar, ela precisa de funcionários motivados e comprometidos com o sucesso do negócio. Não importa se você tem 1, 100 ou mais de 1000 colaboradores. Se eles não forem bem informados sobre as metas e objetivos da empresa, seu planejamento não atingirá os resultados esperados.
Envolva sua equipe para que eles compartilhem da mesma visão otimista que você tem para o futuro do seu negócio!
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