A competição faz parte do mundo dos negócios, o que torna necessário saber como aumentar o faturamento de uma empresa para que ela não fique em desvantagem em relação aos seus concorrentes e, assim, tenha que fechar suas portas mais cedo ou mais tarde.

Esse é o assunto deste post, o qual tratará — de uma forma bastante simples — da questão do lucro e da importância de se buscar expandir suas receitas, bem como de dicas para alcançar esse objetivo. Continue a leitura e confira!

A diferença entre faturamento e lucro

Essas duas noções têm que ser diferenciadas com clareza, para não se correr o risco de utilizar recursos financeiros que não representam um ganho efetivo. Então, perceba a diferença entre elas:

  • faturamento: corresponde à receita bruta de um período, em razão das vendas ou das prestações de serviço — valores recebidos ou a receber de clientes;
  • lucro: é o resultado do faturamento menos as despesas necessárias para obtê-lo.

Para um entendimento mais completo disso tudo, nada melhor que um exemplo. Acompanhe:

Digamos que, em um determinado mês, a empresa efetuou vendas de produtos em um total de R$ 10 mil — esse será seu faturamento bruto. Ainda, o custo das mercadorias vendidas foi de R$ 7 mil, e os salários, comissões, impostos e demais despesas somaram R$ 2 mil. Desse modo, seu lucro será de apenas R$ 1 mil, que representará o ganho líquido do período. Simples, não é mesmo?

A importância das receitas para seus negócios

Sem produzir receitas (ou seja: sem faturar), nenhuma empresa sobreviverá por muito tempo — é comum um negócio não vender de forma suficiente em seu início de operação, mas isso deverá ser uma situação provisória.

E o mais importante: mesmo que não se venda nada, ainda assim, existirão vários gastos — as chamadas despesas fixas, as quais não dependem do volume de vendas, como aluguel, contas de água e de luz, remuneração dos funcionários, manutenção de bens (veículos, máquinas e equipamentos etc.).

Como aumentar o faturamento de uma empresa?

Esse é um objetivo que deve ser bem planejado, pois exigirá esforços de todos os colaboradores. São ações conjuntas — controle financeiro, treinamento de pessoal, investimentos em propaganda etc. —, voltadas para o crescimento de suas operações. Vejamos algumas dicas nesse sentido:

Aumente a clientela

Uma boa sugestão para isso é fazer uso de boas estratégias de marketing.

Reduza custos

Isso possibilitará a oferta de produtos ou serviços com preços menores e, portanto, mais atraentes. Um eficiente fluxo de caixa permitirá que você verifique custos que podem ser reduzidos ou mesmo eliminados.

Forme e treine uma boa equipe de vendas

Um pessoal competente e preparado saberá como conquistar novos clientes e mantê-los fiéis. É um setor que não pode ser desprezado.

Acompanhe a concorrência

Acompanhar o desempenho de seus concorrentes é uma excelente maneira de verificar onde a companhia estará sujeita a perder espaço no mercado — por exemplo: pequenas inovações em andamento e que poderão deixar seus artigos para trás.

Aposte em benefícios

Fornecer vantagens aos clientes — maiores prazos para pagamento, descontos, promoções etc. — poderá atrair um número maior de interessados em suas transações.

Agora que você já tem uma boa ideia de como aumentar o faturamento de uma empresa, procure enriquecer seus conhecimentos no assunto. Para tanto, venha curtir nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado com as notícias e informações que publicamos diariamente.