Descobrir e aplicar estratégicas capazes de aumentar o ticket médio de seu negócio é um dos principais pontos a serem observados para empresários que estão em busca de bons resultados.

Um dos principais indicadores de sucesso, o ticket médio serve para indicar a média de quanto o público tem gastado com a sua empresa, possibilitando, assim, a adoção de métodos que incentivem ele a comprar mais, aumentando dessa forma o gasto de cada cliente já conquistado e consequentemente os lucros.

Neste artigo vamos falar sobre 5 estratégias eficientes para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento, melhorar seu posicionamento no mercado, aumentar o capital de giro e conquistar novos negócios. Continue a leitura e acompanhe.

1. Eleve o mix de produtos

Quanto mais diversificado for o seu mix de produtos, maiores são as chances dos consumidores comprarem mais em seu estabelecimento. Portanto, procure oferecer o máximo de opções possíveis a eles. Durante o processo de compra, é comum que o cliente se sinta estimulado a levar mais itens, devido ao estímulo visual do ambiente. Sendo assim, ofereça mais opções e incentive esse impulso.

2. Use a estratégia upsell

A estratégia upsell consiste em oferecer produtos ou serviços que sejam úteis ao cliente, logo após ele comprar um outro item oferecido no seu estabelecimento.

A decisão de compra envolve diversos fatores psicológicos, portanto, quando o cliente concretiza a compra e faz o pagamento, está muito mais propício a aceitar outros serviços vantajosos relacionados à primeira compra, sendo esse um ótimo momento para oferecer mais.

Nas lojas virtuais, uma forma de aplicar a estratégia upsell é o cliente não precisar digitar novamente seus dados para realizar uma nova compra, agilizando o processo.

3. Valorize e fidelize o cliente

Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que sua loja pode ter, pois ele não só vai voltar a fazer negócios com a sua empresa, como também vai indicá-la para seus amigos e familiares.

Sendo assim, políticas de valorização ao cliente são sempre bem-vindas, uma vez que contribuem para uma experiência de compra tão agradável que o cliente vai querer repeti-la outras vezes.

Para alcançar esse objetivo podem ser criados cartões ou selos fidelidade ou benefícios com premiação de acordo com o volume de mercadorias comprado, como descontos progressivos, por exemplo.

4. Ressalte os benefícios dos produtos/serviço

Mostre com segurança e clareza quais são os benefícios do seu produto/serviço para o cliente, a fim de que ele tenha certeza que está fazendo um bom negócio.

Para isso, é preciso investir na formação da equipe de vendas, que precisa compreender bem as vantagens oferecidas e mostrar como o produto pode contribuir para solucionar o problema do cliente.

5. Ofereça produtos ou serviços complementares

Oferecer produtos complementares ao que o cliente está comprando é uma ótima forma de aumentar o ticket médio de vendas. Procure organizar os produtos de forma que eles fiquem sempre relacionados entre si, pois dessa forma o cliente se sentirá mais estimulado a levar os itens complementares ao seu foco principal na compra.

Gostaram das nossas dicas? Neste artigo mostramos algumas técnicas que, quando bem aplicadas, contribuem para aumentar o ticket médio de cada cliente, melhorando assim o volume de negócios e otimizando os resultados.

Se quiser saber mais sobre o tema e ter acesso a outros conteúdos relevantes relacionados a ele, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.