É muito comum que as empresas, em algum momento do seu ciclo de vida, considerem apostar no capital de terceiros para alavancar o crescimento do negócio. Porém, nem sempre quem é responsável por tomar essa decisão tem a certeza de qual é o melhor momento para aumentar o capital social da empresa.

É incontestável que o recurso financeiro é uma das variáveis de maior relevância para o sucesso de qualquer empreendedor, não importa seu tamanho. Afinal, escalar o crescimento da empresa requer capital.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você saiba se está na hora de buscar capital no mercado! Vamos lá?

Avalie se é o melhor momento para tomar essa decisão

Obter capital de terceiros para investir em sua empresa requer muito cuidado, pois essa é uma decisão que terá forte impacto no futuro dos negócios. Portanto, é fundamental analisar com cautela todas as opções disponíveis no mercado para escolher a melhor para a sua realidade.

Para avaliar com segurança o momento ideal para buscar recursos financeiros de terceiros, leve em conta os números relacionados à quantidade de clientes fixos, que são os responsáveis pela estabilidade do seu faturamento. Também considere a projeção do potencial de crescimento da organização.

Ah! Também aconselhamos que o planejamento estratégico do empreendedor esteja sempre em dia, com atenção especial ao planejamento financeiro. Afinal, é preciso calcular com cuidado a quantia necessária para investimentos fixos e de capital de giro.

Outra finalidade importante dessa organização financeira é a exigência que muitos investidores têm de estudar, a fim de levantar todos os números do negócio para considerar aportar ou não seu dinheiro nele.

Existem diversos tipos de financiamento no mercado. Algumas opções de crédito procuradas para pessoas jurídicas são:

Seja qual for a modalidade escolhida, lembre-se sempre de saber qual é o custo efetivo total do seu empréstimo.

Conheça alguns motivos que levam uma empresa a optar pelo capital de terceiros

É importante que, ao conseguir captar recursos no mercado, você empregue esse dinheiro de forma inteligente. Para isso, listamos algumas alternativas interessantes para aplicar a quantia que entrou no seu caixa. Confira!

Investir em marketing

De nada adianta você ter o melhor produto do mercado ou prestar o melhor serviço na sua área de atuação se ninguém ficar sabendo. Por isso, melhorar a divulgação da sua empresa é sempre uma boa decisão. Isso pode ser feito por meio da contratação de agências especializadas em marketing, a fim de aumentar e melhorar os resultados das campanhas.

Modernizar a empresa

A vantagem em investir na modernização do seu negócio é poder melhorar a eficiência das operações e a qualidade do produto ou serviço oferecido. Você pode aplicar os recursos na compra de maquinário novo, por exemplo.

Expandir os negócios

Caso você tenha avaliado que chegou a hora de abrir uma filial da sua empresa ou ampliar as instalações para atender melhor seus clientes, está aqui um bom meio de aplicar os recursos captados. Outra forma de expansão é investir na compra de estoque com foco na negociação com seus fornecedores.

E você, já utilizou o capital de terceiros para alavancar sua empresa ou ainda está estudando essa possibilidade? Deixe um comentário contando a sua experiência aqui no post! Até a próxima!