Quando o assunto é empréstimo empresarial, alguns pontos devem ser observados com o máximo de atenção: quando a operação é necessária, os cuidados exigidos na aplicação dos recursos obtidos e como solicitar a transação junto às instituições de crédito.

Este é o tema do nosso artigo! Continue a leitura do post e fique bem informado sobre esse tipo de negociação financeira, que muitas vezes é delicada e ao mesmo tempo inevitável para uma empresa. Vamos em frente!

Saiba quando solicitar um empréstimo empresarial

Qualquer firma pode se ver em uma situação em que precise solicitar um empréstimo junto a uma instituição de crédito, e isso é muito comum no mundo dos negócios. Porém, a questão é saber quando e para que realizar essa contratação.

Abaixo, vamos listar algumas circunstâncias nas quais poderá ocorrer a necessidade de buscar recursos externos:

  • quando a firma estiver trabalhando “no vermelho”, isto é, seu capital de giro é insuficiente para manter suas operações diárias — compras de mercadorias, pagamento de fornecedores, gastos com materiais de consumo, etc.;
  • na ampliação de suas atividades, como abrir uma filial ou aumentar o espaço de seu estabelecimento;
  • para investir em bens de ativo fixo — veículos, móveis, equipamentos, computadores, etc.;
  • contrair uma dívida mais barata para liquidar outra já existente, aproveitando-se, por exemplo, de juros mais em conta.

Perceba, desse modo, que o motivo do empréstimo é alguma situação relacionada às atividades de sua organização, o que justifica recorrer ao dinheiro alheio.

Tenha cuidado na aplicação do recurso obtido

Se você entendeu quando e por que contratar um empréstimo ou mesmo um financiamento, então agora deverá ter em mente que o valor obtido nessa transação não poderá ser gasto de qualquer modo. Ao contrário, ele deverá ser aplicado naquela operação que justificou a contratação — suprir sua deficiência momentânea de capital, ampliar suas atividades, adquirir um patrimônio, pagar uma dívida, dentre outros motivos.

E essa precaução não poderá ser ignorada de modo algum, sob pena de complicar ainda mais a situação financeira da empresa, em vez de resolver o problema que a levou a contrair a dívida. Portanto, acompanhe de perto o uso dos recursos obtidos e não permita gastos desnecessários ou supérfluos.

Veja como solicitar a transação

Digamos que você tenha decidido contratar a operação financeira em questão. Chegou a hora de procurar saber como solicitar o empréstimo. Saiba que existem várias formas de efetuar o negócio.

Você poderá se dirigir à uma instituição bancária e verificar as condições necessárias: valor disponível, taxa de juros e outras despesas, prazo para pagamento, documentação exigida, etc.

Outra dica é você buscar as plataformas de empréstimo online, pois existem muitas delas no mercado financeiro. Procure se informar sobre a agência que oferece a operação, sua credibilidade e carteira de clientes, dentre outros dados. Em geral, essa modalidade oferece melhores condições, quando comparada com os empréstimos bancários tradicionais.

E então, conseguiu um melhor entendimento sobre empréstimo empresarial? Se você souber identificar a necessidade e tomar os devidos cuidados no momento de aplicar os recursos, essa operação não só é normal, como recomendável em muitas situações.

E se você necessita de outras informações sobre operações de crédito em geral, assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias que publicamos constantemente em nosso blog. Estamos à sua disposição!