Para uma empresa crescer de maneira saudável e sustentável é necessário estar atento a diversos fatores. Mas você sabe qual é um dos pilares do sucesso para que isso possa ocorrer?

Neste post, você vai entender por que o planejamento financeiro é importante para as micro e pequenas empresas, quais são os seus benefícios e algumas dicas que vão ajudar você na hora de implementá-lo na sua empresa. Vamos lá!

O que é o planejamento financeiro

O planejamento financeiro pode ser definido como uma projeção de resultados futuros de uma organização. Adicionalmente, ele também pode ser definido como uma tentativa de prever a situação econômica de um negócio.

Com a sua elaboração, uma empresa pode prever, por exemplo, valores com faturamento, gastos, investimentos entre outros que serão essenciais para o uso racional de seus recursos.

Assim, o planejamento financeiro, além de permitir um melhor equilíbrio do capital de giro, já que permite antecipar situações, ainda ajuda o gestor a buscar alternativas no caso de falta de capital ou necessidade de busca de recursos para investimento.

Com a projeção de resultados, por exemplo, ele poderá buscar fontes alternativas de recursos com juros menores e condições diferenciadas de pagamento que beneficiem a organização, além de permitir a manutenção e aquisição das atividades e necessidades da empresa. Mas, será que existem algumas dicas para otimizar este planejamento?

Evite misturar as finanças pessoais com as empresariais

Para um planejamento financeiro eficiente, uma dica essencial é não misturar as finanças da empresa com as pessoais. Isto deve ser evitado porque quando as contas do proprietário ou dos sócios são pagas com dinheiro da empresa, é impossível ter uma noção real de como estão as finanças empresariais.

Dessa forma, para efetuar o controle de forma separada, será necessário a utilização de cartões de crédito e débito separados, assim como contas correntes distintas — já que os bancos costumam disponibilizar vantagens e produtos específicos para contas jurídicas, como linhas de crédito, financiamentos e serviços de cobrança. Outra dica é não levar contas pessoais para o escritório e vice-versa.

Com isso é possível ter uma real noção das disponibilidades de sua organização, um maior controle das finanças e um acompanhamento do planejamento financeiro mais próximo, já que todos os recursos estarão concentrados na empresa.

Implemente um fluxo de caixa

Outra dica importante dentro do planejamento financeiro é a implementação do fluxo de caixa e o acompanhamento diário das entradas e saídas de recursos. Este controle auxilia o gestor na compreensão de como os recursos são gerados e como são empregados na organização.

A utilização do fluxo de caixa possui inúmeras vantagens, já que organiza as finanças e ajuda, por exemplo, na diminuição da inadimplência. Isto ocorre porque o gestor pode identificar de forma pontual clientes em atraso e agir para evitar que eles acabem incorrendo no não pagamento de seus títulos.

Com o fluxo de caixa atualizado, evita-se também o pagamento indesejado de multas e juros decorrentes de atrasos e esquecimentos nos pagamentos de títulos e outros valores relacionados a dívidas da empresa.

O fluxo de caixa também ajuda a compreender quais são as maiores despesas da empresa. Assim, o tomador de decisões pode diminuir, substituir ou cortar alguns gastos. Os clientes também podem ser categorizados e com isso algumas promoções e descontos podem ser criados para impulsionar as vendas.

Utilize as informações das demonstrações contábeis

Outra grande sacada do planejamento financeiro é utilizar informações das demonstrações contábeis. Elas podem ser obtidas principalmente no Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O Balanço fornece dados financeiros, composição dos bens, direitos e obrigações. Já a DRE mostra ao gestor dados sobre a formação do resultado econômico, ou seja, a comparação entre receitas e despesas e lucro ou prejuízo do exercício.

Com base nestas informações, no fluxo de caixa e em outros dados é possível tomar várias decisões para a empresa, projetar o futuro e também conhecer sua presente situação, avaliando alternativas e procurando opções que tragam melhores resultados.

Crie reservas para emergências

Outra dica do planejamento financeiro e que alia o uso do fluxo de caixa é a criação de reservas para períodos de emergência. Com o uso das informações geradas pelo fluxo de caixa é possível, por exemplo, monitorar épocas de sazonalidade na organização.

Estas épocas são marcadas por um maior ou menor fluxo de entradas de recursos. Com base nesses dados é possível criar reservas financeiras para que, nos períodos de menor fluxo, a empresa possa arcar com seus gastos.

Além destas reservas, podem ser criadas outras para emergências ou para investimentos, que podem ser utilizadas para a aquisição de máquinas, equipamentos e outras necessidades que a organização tenha.

Defina metas

Dentro do planejamento financeiro existe um papel muito importante dedicado às metas. Desta forma é essencial conhecer a sua organização e definir metas, ou seja, onde ela está e aonde quer chegar. Além disso, é preciso definir como isso será feito.

Depois de definidas as metas é hora de pôr a mão na massa, buscar economias de recursos ou alternativas para a obtenção de capital para que os objetivos sejam concretizados da melhor forma possível.

Lembre-se de estabelecer metas que sejam possíveis de ser alcançadas para que não exista frustração por parte dos envolvidos no planejamento financeiro. Além disso, caso os objetivos não sejam alcançados, alternativas podem ser buscadas e caminhos podem ser corrigidos.

Neste post, você viu que o planejamento financeiro é uma projeção de resultados de uma organização e que ele é essencial para a organização financeira e para a própria continuidade de uma microempresa. Além disso, compreendeu os diferenciais que o planejamento pode trazer para uma empresa, passando por equilíbrio de capital, uso racional e melhores opções de fontes de recursos.

Por fim, viu várias dicas que vão impulsionar o seu planejamento financeiro, como separar as suas finanças das empresariais, implementar o fluxo de caixa, utilizar as informações das demonstrações contábeis, criar reservas e definir metas para sua organização.

E aí, gostou deste post? Que tal entender um pouco mais sobre gestão financeira lendo este outro post e otimizando ainda mais as suas finanças?