Empresários que buscam o sucesso precisam estar sempre focados na adoção de práticas de gestão eficientes para garantir os melhores resultados, diminuir custos e, consequentemente, aumentar os lucros. Diante dessa necessidade, o planejamento estratégico nas pequenas empresas assume um papel importante, capaz de auxiliar de maneira positiva nessa questão.

Neste artigo falaremos sobre o tema e mostraremos os benefícios de um planejamento estratégico eficiente na hora de tomar decisões importantes, identificar riscos e projetar investimentos. Acompanhe!

A importância do planejamento estratégico

No ambiente corporativo, planejar quais serão as ações da empresa em determinado período pode servir como norte para toda a estratégia adotada com finalidade de alcançar as metas estabelecidas.

O planejamento funciona como um mapa, ideal para guiar a execução das tarefas, evitar erros de direcionamentos e facilitar a identificação e a correção de falhas. Ele também é útil para gerenciar melhor os recursos disponíveis e evitar desperdícios.

É importante, no entanto, que o planejamento passe por constantes revisões, para que seja possível fazer realinhamentos caso necessário.

4 motivos para montar um bom planejamento estratégico

1. Melhora na comunicação entre todos os departamentos da empresa

Com um planejamento estratégico definido toda a empresa poderá falar a mesma língua, o que facilita a execução das atividades e reflete no aumento da produtividade.

Outra vantagem é que, com todos os profissionais alinhados e os objetivos traçados, as chances de erros tendem a cair consideravelmente.

2. Identificação de oportunidades e ameaças

Uma gestão bem executada ajuda pequenas empresas a identificar as ameaças e oportunidades conforme os cenários e perspectivas do mercado. Dessa forma, é bem mais fácil detectar os perigos existentes.

3. Proteção contra mudanças no mercado

Uma vez identificadas as ameaças do mercado, a organização precisa estar pronta para se defender da melhor forma possível. Como as pequenas empresas são mais suscetíveis a qualquer modificação de tendências, o planejamento estratégico ajuda na absorção de impactos.

4. Clareza para a tomada de decisões importantes

Tomar as decisões corretamente é um dos maiores desafios dos pequenos empresários, porém, nem sempre isso é feito com base em dados precisos. Para ajudar nessa questão, o planejamento estratégico também se mostra como ferramenta indicada.

Com as informações obtidas ao longo do processo, que é constantemente revisado, é possível mensurar resultados, potencializar os pontos positivos e diminuir os negativos.

Como montar um bom planejamento estratégico

Para montar um planejamento estratégico é importante que o gestor considere questões como:

  • objetivos estratégicos: metas amplas que devem ser alinhadas com as etapas iniciais da criação do negócio, como “o que”, “por que” e “como” a empresa vai atuar;
  • objetivos operacionais: relacionados às ações que devem ser executadas e como isso será feito;
  • objetivos táticos: alinhamento de todos os objetivos em um plano macro, independentemente de quantas unidades a empresa possua.

Neste artigo falamos sobre como um planejamento estratégico nas pequenas empresas é fundamental para manter o negócio competitivo e estabelecer uma gestão adequada, capaz de promover otimização de recursos e melhoria de resultados.

Para ter acesso a outros conteúdos relevantes e acompanhar de perto todas as nossas novidades, siga as páginas da Tutu Digital no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!