O empréstimo com garantia pode ser uma ótima opção de captação de recursos para o empreendedor que pretende investir no seu negócio, quitar algumas dívidas ou mesmo fazer a readequação dos seus débitos.

Trata-se de uma modalidade oferecida pelos bancos e instituições financeiras, na qual quem solicita o crédito dá algum tipo de garantia, normalmente, um imóvel ou veículo, em troca de taxas de juros bastante atrativas. Outras garantias também são aceitas, como recebíveis de uma empresa.

Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o empréstimo com garantia. Confira!

Como funciona o empréstimo com garantia?

Não importa qual é a garantia que você dará para a instituição financeira. Além disso, você pode fazer o que quiser com o dinheiro que será disponibilizado na sua conta. Vale reformar sua loja, investir em um novo ponto comercial ou, até mesmo, renegociar suas dívidas.

A captação de recursos por meio desse tipo de empréstimo é ideal para quem busca taxas de juros baixas, afinal, o banco terá a garantia do bem que você oferecerá. Por isso, essas taxas costumam variar de 0,98% a 1,53% ao mês, contra 7,88% do cheque especial e 2,80% do crédito pessoal, por exemplo.

Atente-se apenas ao fato que, mesmo ao dar uma garantia, você ainda precisará comprovar sua renda, ou seja, sua capacidade de pagamento do crédito a ser contratado.

Quais são as vantagens, desvantagens e riscos do empréstimo com garantia?

Entre as vantagens dessa modalidade de empréstimo, além de oferecer uma das taxas de juros mais baixas do mercado, você também contará com um prazo longo para pagamento, que pode chegar a 30 anos. Logo, se você está precisando de fôlego financeiro, essa pode ser uma opção muito interessante.

A desvantagem é a burocracia envolvida. Trata-se de um crédito com processo de venda mais complicado, que exige uma análise mais aprofundada do cliente. Isso porque o banco quer evitar ao máximo a possibilidade de execução da garantia, pois representará gastos para a instituição financeira.

O risco do empréstimo com garantia está justamente na falta de capacidade de pagamento de quem está pegando o dinheiro. Ao não conseguir cumprir a quitação das parcelas, caso o atraso ultrapasse 30 dias, seu imóvel, por exemplo, pode sofrer alienação.

Além disso, fique atento à cobrança de taxas indevidas para análise de crédito e procure questionar a necessidade de qualquer tipo de pagamento antecipado, porque essa prática não é comum no mercado.

Para quem é indicada essa modalidade de empréstimo?

Qualquer pessoa pode solicitar um empréstimo com garantia. E o melhor é que o imóvel ou veículo não precisa, necessariamente, estar no seu nome.

Basta que o proprietário esteja de acordo com os termos da operação financeira e você conseguirá o dinheiro que precisa com taxas que podem ser até mais baratas do que as do crédito consignado.

Gostou do post? Se você é um empreendedor e está interessado em um empréstimo com garantia fácil, simples e justo, entre em contato com a Tutu Digital! Estamos prontos para ajudar na sua gestão financeira!