Atuar como Microempreendedor Individual é muito vantajoso para quem trabalha por contra própria ou possui um pequeno negócio, porém muitas vezes o início das atividades apresenta dificuldades financeiras, que podem ser amenizadas ou mesmo resolvidas por um empréstimo para MEI.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar como o crédito pode ser uma opção viável para alavancar os negócios e consequentemente otimizar os ganhos. Continue a leitura e fique bem informado sobre essa opção que pode trazer benefícios para o seu negócio.

Linhas de crédito disponíveis para MEI

Microcrédito

O microcrédito tem menos burocracia, sendo oferecido principalmente por pequenos empresários, que não têm acesso ao sistema financeiro comum. Em muitos casos a concessão do empréstimo é feito mediante comprovação das atividades da empresa por um agente de operador. A lista de agentes pode ser conferida no site do BNDES.

O microcrédito encontra-se no contexto de microfinanças, que tem como foco oferecer empréstimo e demais serviços financeiros para pessoas de renda baixa.

Crédito

Vários bancos públicos e privados oferecem linhas de crédito voltadas para MEI, que oferecem taxas de juros e condições de pagamentos próprias. O empréstimo será concedido a partir de uma análise feita pela instituição, que vai orientar sobre tudo o que for preciso para cada caso e valores.

O que é preciso para o MEI fazer um empréstimo

O empréstimo é uma solução financeira importante que pode ser aplicada para o crescimento das pequenas empresas, porém é preciso estar atento para conseguir realizar o pagamento pontualmente, assim como às taxas de juros cobradas, para que não sejam muito altas.

Como qualquer outro compromisso financeiro, essa é uma obrigação que precisa ser honrada. Sendo assim, é indicado adotar algumas ações como:

  • fazer um projeto do que se pretende fazer com o dinheiro (ampliação, investimento em equipamentos, etc.);
  • fazer um planejamento das melhorias que o empréstimo deve trazer;
  • separar toda a documentação exigida de acordo com o banco;
  • manter as contas pessoais e da empresa totalmente separadas;
  • fazer uma planilha de fluxo de caixa para garantir o pagamento das parcelas do empréstimo mensalmente;
  • apresentar renda consolidada para garantir à instituição financeira que poderá pagar o valor emprestado.

Vantagens do empréstimo para MEI

Entre as principais vantagens que um empréstimo pode trazer para o MEI está a taxa de juros, que geralmente é bem menor comparada a outras modalidades.

Na prática isso facilita a administração da empresa e facilita para o pequeno empresário a obtenção de outros componentes do processo de produção, como compra de matéria-prima, melhorias na estrutura e até mesmo geração de novos empregos, uma vez que o MEI pode contratar até um funcionário, movimentando assim a economia local.

Neste artigo falamos sobre como um empréstimo para MEI pode ser uma boa alternativa para pequenos empresários que buscam crescimento e precisam investir em seu negócio, mas não possuem grandes recursos. As linhas especiais de crédito oferecem opções que são viáveis e apresentam condições vantajosas.

Para saber mais sobre o assunto e ficar por dentro das novidades do mercado, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!