Recorrer a um empréstimo empresarial é uma decisão bastante delicada, que envolve diversos pontos que devem ser bem definidos: o motivo da operação, o controle financeiro da firma, planejamento e segurança quanto aos compromissos que serão assumidos, dentre outros.

Quer entender todos os aspectos relacionados à busca de recursos junto a instituições de crédito? Então continue a leitura para conferir!

Por que fazer um empréstimo empresarial?

A primeira questão que você deve levantar é o objetivo do empréstimo, ou seja, por que a empresa recorrerá a essa operação. Isso é importante inclusive para posterior controle, tomando o máximo de cuidado para não perder o foco (gastos em outras atividades ou despesas).

Uma firma pode necessitar de recursos por várias razões, como:

  • investir na ampliação de suas dependências ou na abertura de uma filial;
  • cobrir uma eventual falta de caixa — por estar trabalhando no vermelho (capital de giro negativo);
  • pagar ou renegociar dívidas.

Assim, é fundamental ter bem claro em mente o porquê de se buscar dinheiro junto a instituições de crédito, pois obter capital e desviar sua aplicação poderá complicar ainda mais sua situação financeira.

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

Com o empréstimo, você contará com o dinheiro para ser aplicado conforme seus propósitos — cabe ao sócio ou ao administrador decidir onde aplicá-lo, e não à instituição que forneceu o capital.

No caso do financiamento, as coisas são bem diferentes: você obterá uma espécie de adiantamento para a aquisição de algum bem —  máquina, equipamento, veículo, imóvel etc. —, o credor efetua o pagamento desse ativo, e você deverá pagá-lo de acordo com o que foi negociado.

Perceba que isso está associado ao objetivo explicado anteriormente. Além disso, as condições gerais de cada uma dessas operações em geral são bem distintas — juros, prazos, valor etc.

Como se planejar financeiramente?

Seja qual for a razão que o leve a buscar recursos, uma coisa é certa: sem um planejamento financeiro fica muito difícil saber o momento certo para fazê-lo, de um modo que permita um mínimo de segurança.

Sendo assim, algumas medidas devem ser seguidas. Primeiramente, estabeleça um rigoroso fluxo de caixa, ou seja, o registro de todas as entradas e saídas de numerários na empresa, tanto atuais quanto futuras (valores a pagar e a receber nos próximos meses).

Verifique as condições da empresa

De posse do controle de suas finanças, verifique se a empresa terá condições de cumprir com as obrigações que pretende assumir, isto é, o pagamento das parcelas do empréstimo nas datas combinadas.

Depois, busque calcular os custos e benefícios, avaliando se valerá a pena resolver um problema hoje assumindo uma dívida que comprometerá os ganhos futuros de sua organização.

Avalie se o empréstimo é realmente necessário

Por último, verifique se a própria firma não tem condições de levantar o dinheiro de que necessita, por meio de uma redução de despesas e gastos, combinada com esforços para aumentar suas receitas.

Após todas essas considerações, se você tiver resolvido que o empréstimo é mesmo necessário, então pesquise as diversas ofertas no mercado — inclusive os empréstimos online, como a modalidade P2P Lending (empréstimo coletivo), com juros diferenciados e bem menores do que aqueles praticados por bancos tradicionais, além de poucas exigências burocráticas.

Agora que você está mais bem familiarizado sobre empréstimo empresarial, não fique parado. Busque enriquecer seus conhecimentos na área, pois isso poderá ser de enorme importância na administração de sua empresa.

Assim, aproveite para saber qual o momento certo para fazer um empréstimo. Informação e planejamento são instrumentos necessários ao bom andamento de qualquer negócio. Até breve!