Mesmo uma empresa organizada pode ficar em uma situação financeira desconfortável, necessitando urgentemente de recursos externos. Porém, é nos momentos de crise que se deve conter o impulso de buscar um empréstimo bancário, tendo em vista os enormes riscos que essa transação pode apresentar.

Se sua empresa está passando por uma fase negativa dessa natureza, continue a leitura deste artigo, pois aqui trataremos deste assunto com o intuito de oferecer dicas para superar sua dificuldade momentânea. Confira!

Considere se o empréstimo é mesmo necessário

Verifique se realmente sua empresa não tem como fugir de um empréstimo. Existem alternativas que podem passar despercebidas em razão da pressa ou mesmo de certo desespero. Por isso, procure pensar em outras possibilidades, tais como:

  • cortar despesas;
  • aumentar o volume de vendas;
  • estabelecer metas de gastos e controlar diariamente seu fluxo de caixa (entrada e saída de numerários);
  • renegociar dívidas junto a seus credores;
  • buscar outras fontes de recursos (por exemplo, admitindo um novo sócio no seu negócio).

Se você não encontrar opções, então defina com clareza seu objetivo — onde será aplicado o dinheiro obtido — e controle seu emprego com rigor para não correr o perigo de assumir uma dívida sem resolver o problema que lhe deu origem.

Verifique se o empréstimo bancário é vantajoso

Ninguém ignora que os juros cobrados por qualquer instituição bancária são bastante altos e que é precisamente esse ponto que você deve levar em máxima consideração. Portanto, pesquise as taxas cobradas pelos diversos bancos, considere o valor das parcelas e, acima de tudo, examine se a empresa terá como suportar a dívida que pretende contrair, pois do contrário o quadro poderá se agravar e, até mesmo, de forma irreversível.

Outro ponto importantíssimo é analisar se os benefícios que serão obtidos compensam os custos do empréstimo, seja em termos de valor (liquidar compromissos imediatos, por exemplo), seja em termos da dificuldade a ser contornada, como uma possível paralisação dos negócios devido à falta de capital de giro.

Informe-se sobre outras modalidades de empréstimo

Existem empresas que oferecem empréstimos on-line (negociações via internet), geralmente, sem exigir garantia. Por terem estruturas mais simples e, consequentemente, menores custos operacionais, elas trabalham com taxas de juros menores, quando comparadas com aquelas praticadas pelos estabelecimentos de crédito tradicionais. Além disso, a transação é realizada com maior rapidez e menor burocracia.

Some-se a isso tudo a possibilidade de se livrar do spread bancário (a diferença entre as taxas pagas e cobradas pelos bancos), ao contratar um empréstimo na modalidade P2P (Peer-to-Peer Lending), em que esse custo é afastado devido à conexão direta entre os investidores e tomadores de recursos.

Busque se informar, porém, tomando o cuidado de obter referências quanto à seriedade e credibilidade do potencial fornecedor do capital (nunca é demais lembrar que em qualquer ramo empresarial há os bons e maus profissionais).

Esperamos que você tenha enxergado uma solução para os problemas financeiros de sua empresa e chegado a uma conclusão sobre sua conveniência de solicitar ou não um empréstimo bancário. Mas antes de tomar qualquer decisão, entre em contato conosco, pois lidamos com empréstimos 100% online, voltados para micro e pequenos empreendedores. Certamente poderemos ajudá-lo. Estamos à disposição!