Você conhece as possibilidades de empréstimo para microempresas? Na era das fintechs, as opções para microempresários conseguirem linhas de crédito aumentaram muito. Os canais bancários tradicionais ainda funcionam para alguns, mas não se esqueça de considerar todas as possibilidades antes de contratar um empréstimo.

Neste artigo, vamos mostrar as alternativas para quem precisa conseguir crédito voltado às microempresas.

O que caracteriza uma microempresa?

São consideradas microempresas os negócios que faturam até 360 mil reais por ano. O Sebrae define uma microempresa como “a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que lucre em cada ano-calendário, a receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00″.

Quais são as condições de empréstimo para microempresas e como funciona a solicitação?

Nem sempre o empresário tem capital próprio para investir no seu negócio, para fazê-lo crescer. Por esse motivo, é comum donos de microempresas recorrerem a empréstimos.

Existem linhas específicas de captação de recursos para microempresários disponíveis no mercado. Para quem não precisa de valores muito altos, o microcrédito é uma ótima opção.

Bancos tradicionais disponibilizam até R$15 mil reais para microempreendedores. Alguns deles exigem um prazo mínimo de abertura do CNPJ e também valores mínimos de pagamento por parcela.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) oferece financiamentos para necessidades específicas, desde capital de giro até compra de equipamentos ou outros bens necessários para seu negócio crescer.

O cartão BNDES, que financia até a compra de veículos, deve ser solicitado aos bancos emissores conveniados: Caixa, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, BRDE ou SICOOB. O limite do cartão é dado de acordo com a análise financeira de cada Pessoa Jurídica.

Quais cuidados a microempresa deve ter ao escolher onde pedir uma linha de crédito?

Antes de mais nada, avalie se a solicitação de um empréstimo é realmente a melhor saída para seu negócio ou se o que você precisa é reavaliar sua gestão financeira, por meio de um controle maior do seu fluxo de caixa.

Ao optar por contratar uma linha de crédito, a dica mais importante é pesquisar muito. A questão da taxa de juros, prazo para pagamento, limite do crédito, entre outras exigências, varia muito entre as instituições financeiras que podem disponibilizar os recursos que você precisa.

Voltando às fintechs, que falamos no começo desse post, elas são uma opção que deve ser levada em conta por, normalmente, oferecerem taxas de juros extremamente competitivas, comumente menores do que as disponibilizadas pelas instituições financeiras tradicionais.

A TuTu Digital, por exemplo, é uma plataforma de empréstimo online que oferece crédito para microempresas por meio da modalidade Peer-to-Peer Lending (P2P Lending), no qual investidores financiam os micronegócios. As vantagens desse tipo de captação de recursos são taxas de juros 3 vezes menores do que as dos bancos e factorings, a facilidade de contratação (tudo é feito online e sem burocracia), a rapidez na análise e a transparência do processo.

Aproveite esses benefícios de empréstimos para microempresas que a TuTu Digital pode disponibilizar a você. Entre em contato conosco e saiba como contratar sua linha de crédito!