Existem diversos motivos para um empresário decidir aumentar o capital social do seu negócio. Pode ser com o objetivo de realizar novas contratações, estimular o crescimento da empresa ou mesmo para empregar os recursos com outras necessidades ao longo do tempo. Nesse contexto, é muito importante saber como você pode fazer isso na sua empresa.

Para tanto, este post apresenta 4 formas de fazer isso. A seguir, você entenderá como implementar essas opções e as consequências de cada alternativa utilizada. Acompanhe!

1. Empréstimo

O primeiro passo é avaliar cuidadosamente a real necessidade do empréstimo. Muitas vezes, ao readequar os controles de gastos de forma mais eficiente, você já consegue dar fôlego financeiro ao negócio.

Caso já tenha revisto as despesas da empresa e identificado que, de fato, um auxílio financeiro é necessário, está na hora de buscar alternativas no mercado. Para isso, tenha em mãos alguns números importantes:

  • a quantia exata necessária;
  • o valor mensal com o qual o caixa da empresa poderá cobrir para o pagamento do empréstimo;
  • o prazo adequado para quitação da dívida.

Faça uma análise detalhada de todas as opções de linhas de crédito disponíveis em diferentes instituições financeiras. Dessa forma, será possível optar pela mais vantajosa.

2. Venda de ações

Apesar de ser mais utilizada por empresas de grande porte, qualquer negócio pode aumentar seu capital social via mercado de capitais. Chamado de IPO (Initial Public Offering), a abertura de capital pode ser vista como vantajosa, já que todo o dinheiro recolhido por meio da oferta pública inicial será da empresa.

Por outro lado, não se trata de um processo rápido, podendo demandar até três anos de bastante trabalho e preparação. Além disso, há um custo elevado para toda essa burocracia, incluindo a contratação de prestadores de serviço especializados.

Outra questão fundamental para a abertura de capital e consequente venda de ações é a total transparência que o empresário deve ter em questões relativas às finanças do negócio.

3. Desmobilização

Essa alternativa pode ser bastante vantajosa para empresas em sérias dificuldades financeiras. Trata-se de algo simples e efetivo: vender itens do ativo imobilizado que não estão sendo utilizados.

Faça um estudo dos bens que fazem parte do ativo imobilizado do seu negócio, como imóveis, mobiliário e objetos de investimento, e defina tudo que está sem uso e que pode ser vendido.

Caso você esteja buscando aumentar o capital social da sua empresa com a finalidade de trocar maquinário, empregue o dinheiro com a venda das máquinas antigas para pagar parte das novas. Afinal, maquinário parado é a mesma coisa que perder dinheiro a cada dia, além de causar um impacto na geração de impostos.

4. Busca de sócio ou investidor anjo

Existe também a possibilidade de vender uma parte da empresa para um sócio. A vantagem é que você não terá que se preocupar com o prazo de retorno, pois o investimento voltará para o investidor anjo quando o negócio começar a lucrar.

Caso você não tenha nenhum tipo de apego para abrir mão de um pedaço da sua empresa e, além disso, não se importe em negociar questões relacionadas à administração da instituição, essa pode ser uma alternativa muito interessante.

Agora que apresentamos as 4 melhores opções para aumentar o capital social da empresa, é hora de analisar qual melhor se encaixa no seu negócio. Quer mais dicas para aprimorar cada vez mais a sua gestão? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!