Qualquer negócio poderá passar por momentos de dificuldades financeiras, situação em terá que recorrer a alguma modalidade de empréstimo com o objetivo de superar essa situação. Mas deve-se tomar muito cuidado com o cheque especial para empresa, por se tratar de uma alternativa muito cara.

Continue com a leitura deste artigo e fique por dentro do funcionamento do tipo de crédito em questão, dos cuidados que devem ser tomados ao utilizá-lo, bem como de formas mais vantajosas de empréstimo. Vamos em frente e confira!

Como funciona o cheque especial para empresa

O cheque especial nada mais é que um limite de crédito em conta-corrente bancária, que poderá ser utilizado, por exemplo, para saques ou para pagamentos. Ele pode ser muito útil em certos momentos, mas o fato é que seu uso sem controle pode trazer sérios prejuízos para a empresa.

Isso por um motivo bem simples: em verdade, trata-se de uma das formas de empréstimo mais caras do mercado, pois cobra juros muito altos, o que poderá levar a um desequilíbrio financeiro gravíssimo.

Desse modo, vejamos a seguir os cuidados que se devem ser tomados para não pôr em risco as atividades e o caixa da firma.

Cuidados ao utilizar o cheque especial

Em primeiro lugar, devemos entender que o cheque especial deve ser utilizado apenas em casos de emergência, pois essa linha de crédito é de curtíssimo prazo (questão de dias) e, como já foi dito, com taxas de juros muito elevadas.

Por essa razão, você deverá ser bastante prudente ao utilizá-lo, sob risco de cair em níveis crescentes de endividamento. Além disso, será cobrado também o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e até mesmo algumas taxas administrativas, conforme as exigências de cada banco.

Algumas instituições bancárias oferecem prazo de carência — ou seja, você poderá utilizar o limite por, digamos, dez dias, sem pagar juros por isso. Mas aqui também existe um perigo, pois se você cobrir o valor devido apenas no 15º dia de uso, por exemplo, então pagará encargos correspondentes a 15 dias, e não apenas aos 5 dias que ultrapassaram a carência.

Alternativas de empréstimos

Caso você venha a necessitar de um empréstimo para a cobertura de falta de caixa (ou mesmo para liquidar uma dívida mais cara), o ideal é procurar por formas de empréstimo mais adequadas ao orçamento da empresa.

Nesse sentido, uma alternativa é a modalidade chamada “peer-to-peer lending”, que conta com as melhores taxas de juros (uma das opções mais baratas no mercado), além de outras vantagens, como sua simplicidade e reduzidas exigências burocráticas — o pedido é realizado em uma plataforma virtual, totalmente via internet.

E então, percebeu como é arriscado o uso do cheque especial para empresa? É uma opção à disposição da firma, mas que deve ser utilizada com o máximo de cuidado, pois os riscos envolvidos são enormes.

Ficou com alguma dúvida sobre o uso dessa forma de empréstimo? Quer saber opções mais seguras para sua empresa? Conte para a gente nos comentários! Estamos prontos para ajudar você.