O sucesso de uma empresa depende diretamente de boas tomadas de decisão por parte dos gestores, e para garantir que tudo seja pensado de acordo com a realidade do negócio, é fundamental fazer o fluxo de caixa. Contudo, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de organizar esse controle.

A capacidade de controlar o fluxo de caixa define boa parte da saúde financeira de uma empresa. Por isso, é fundamental que os gestores entendam bem seus conceitos e saibam como aplicar o cálculo para planejar o futuro do negócio.

Neste post, vamos explicar como fazer o fluxo de caixa e mostrar porque esse processo é tão importante. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é fluxo de caixa?

Podemos definir o fluxo de caixa como uma ferramenta da contabilidade. Seu objetivo é controlar todas as entradas e saídas de recursos da empresa em um determinado período, que pode ser anual, mensal, quinzenal ou até diário.

Quanto maior for a frequência desse controle, maiores serão as suas chances de ter uma organização financeira mais rígida. Desse modo, será possível ver com mais clareza onde há mais gastos, qual setor ou produto gera mais lucro, entre outros fatores.

Para que serve o controle do fluxo de caixa?

O controle do fluxo de caixa é essencial tanto para o gestor quanto para a sobrevivência do negócio. Ele funciona como um guia para todas as tomadas de decisões financeiras, como cortes de verba ou implementação de um novo produto, por exemplo.

Quando uma empresa possui problemas do fluxo de caixa — ou seja, na entrada e saída de dinheiro —, isso é um forte sinal de que suas finanças vão mal. Assim, é provável que os gastos estejam excedendo os ganhos, o que pode gerar dívidas desnecessárias.

Existem outras vantagens de fazer o fluxo de caixa?

O controle de gastos é apenas uma das vantagens que o fluxo de caixa proporciona ao gestor. Essa ferramenta financeira é uma fonte valiosa de informação, pois registra todos as movimentações de recursos e permite tirar vários dados.

Setores como estoque, compras, vendas, funcionários, distribuidores e fornecedores também estão conectados ao fluxo de caixa de uma empresa. Confira alguns exemplos abaixo:

  • otimiza o controle de armazenamento;
  • permite tomadas de decisão mais eficientes com base no período;
  • diminui o risco de dívidas ou a necessidade de empréstimos.

Como fazer o cálculo do fluxo de caixa?

O cálculo do fluxo de caixa é feito com base em todas as entradas e saídas de um período. Logo, o primeiro passo é reunir todas essas informações, de preferência em uma planilha eletrônica como o Excel ou um software especializado.

Ao separar as entradas e saídas, lembre-se de listar apenas os valores que recebeu no período. Fique atento, pois se você fez alguma venda a prazo, mas só recebeu uma parte dela, apenas essa parte entrará no cálculo, e não o valor todo da venda.

Por fim, basta somar todas as entradas e diminuir do valor das saídas daquele período para chegar ao seu saldo. Valores positivos indicam que a sua saúde financeira vai bem, e aqueles muito próximos do zero ou negativos apontam alguma irregularidade de gastos.

Fazer o fluxo de caixa é mais do que uma vantagem na organização financeira: trata-se de uma obrigação para o empresário que deseja o sucesso do negócio. Lembre-se que o planejamento é muito mais eficaz quando baseado em números, e não em achismos.

Gostou desse post e quer continuar acompanhando outras dicas sobre gestão e finanças? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade que compartilhamos!