Os conceitos de lucro bruto e líquido são muito importantes para a gestão das empresas. Apesar das semelhanças, eles dizem respeito a informações diferentes, indispensáveis para se avaliar a lucratividade do negócio. Para se chegar aos resultados, é preciso usar determinados indicadores que mostram o desenvolvimento diário da empresa.

De forma geral, o lucro bruto é o rendimento obtido após a subtração dos custos variáveis, ou seja, tudo aquilo que foi gasto para a empresa produzir seus produtos ou oferecer serviços. Já para se chegar ao valor do lucro líquido, é preciso tirar os custos variáveis e os custos fixos, que não estão relacionados à produção e são despesas que não mudam, como aluguel, contas de água e luz.

Já deu para perceber que as diferenças são grandes, e é preciso considerar ambas as informações para gerenciar a empresa de forma eficiente. Abaixo, detalhamos os conceitos-chave para você entender mais sobre o assunto. Confira!

Custos variáveis X custos fixos

Para facilitar o entendimento, é preciso compreender duas variáveis que compõem o dia a dia das empresas: custos variáveis e custos fixos. Esses dois conceitos também fazem parte da rotina dos gestores financeiros e interferem nos resultados do lucro líquido e lucro bruto.

Os custos variáveis são aqueles medidos de acordo com a produção da empresa e podem mudar constantemente. Ou seja, o volume de vendas e a prestação de serviços são situações que interferem nos números do lucro variável. Esses custos dizem respeito a tudo o que a empresa gasta na produção do que ela vai comercializar, seja bens ou serviços.

Por outro lado, existem os custos fixos, pois por mais que o ritmo de produção possa variar, eles serão sempre os mesmos. Nessa lista de custos fixos podem ser inclusos valores usados para o pagamento de aluguel, serviços de segurança e limpeza, planos de telefonia, empresas de manutenção, entre outros. Claro que um reajuste no valor do aluguel, por exemplo, interfere na conta, mas não é algo que esteja sempre em mudança.

Lucro bruto

O lucro bruto é aquele que considera somente os custos variáveis, que estão ligados à produção. Nesse sentido, ele também é conhecido como lucro operacional, pois está sujeito aos valores das matérias-primas, por exemplo. Para calcular o lucro bruto, basta usar a fórmula: LUCRO BRUTO = RECEITAS TOTAIS – CUSTOS VARIÁVEIS.

Para exemplificar, vamos considerar uma empresa que produz um único tipo de produto, com as seguintes informações:

  • itens produzidos: 10.000 unidades;
  • preço de comercialização: R$50,00;
  • custo por item produzido: R$10,00;
  • imposto por item vendido: R$2,00.

Nessa situação, a receita total da empresa é de R$500.000 (10.000 x R$50,00), enquanto os custos de produção são de R$120.000 (10.000 x R$10,00 + 10.000 x R$2,00). Utilizando a fórmula acima, chegamos ao resultado de que o lucro bruto da empresa é de R$380.000.

Lucro líquido

Para se obter o resultado do lucro líquido, é preciso considerar não apenas os custos variáveis, mas também os custos fixos. Nessa lista de custos que não mudam, se enquadram salários de funcionários, por exemplo, que mesmo que a produção tenha ritmo seu ritmo alterado, os valores a serem pagos serão sempre os mesmos. A fórmula para calcular o lucro líquido é a seguinte: LUCRO LÍQUIDO = RECEITAS TOTAIS – CUSTOS TOTAIS.

Para exemplificar, vamos considerar as mesmas informações da empresa anterior, adicionando os seguintes dados de custos fixos:

  • receita total: R$500.00,00;
  • custos variáveis: R$120.000,00;
  • salários: R$80.000,00;
  • impostos fixos: R$50.000,00.

Ao somar os custos totais, chegamos ao valor de R$250.000,00 (R$120.000 + R$80.000 + R$50.000), ou seja, o lucro líquido da empresa será também o valor de R$250.000, já que subtraímos da receita (R$500.000) o valor dos custos totais.

Tanto o lucro bruto quanto o lucro líquido são importantes indicadores para se avaliar o desempenho da empresa. Apesar da complexidade inicial, é importante que o gestor esteja atento a todas essas informações e formas de controle para administrar a empresa rumo ao seu objetivo mensal, que é a lucratividade positiva.

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