Todo comerciante que busca crescimento e expansão de seus negócios sabe que o caminho para o sucesso passar por fatores como trabalho, disciplina e investimentos. Quando o negócio está no começo, no entanto, nem sempre existe dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas e ainda investir novamente. Nesse contexto, um empréstimo pode ser alternativa viável, desde que você esteja atento aos juros bancários cobrados pela instituição.

Existem diversas instituições financeiras no mercado, cada uma com condições e taxas de juros diferentes, sendo assim antes de fechar negócio é muito importante pesquisar bastante e comparar as opções existentes de acordo com seus rendimentos, expectativas e necessidades.

Dessa forma, neste artigo daremos 5 dicas sobre como escolher a linha de crédito mais atraente e com as taxas mais baratas para a sua empresa. Continue a leitura e acompanhe!

1. Conheça os tipos de juros bancários

Os bancos trabalham com dois tipos de juros: remuneratórios e moratórios. Os juros remuneratórios têm relação com os rendimentos que o banco vai receber sobre o valor da dívida do credor. Nesse caso, é estabelecido uma taxa que pode ser fixa ou capitalização composta, que é quando ocorre cobrança de juros sobre juros acumulados por um período.

Já os juros moratórios são aqueles estipulados pelo banco em caso de atraso nos pagamentos. Também chamados de juros mora, eles são definidos e previstos no contrato assinado.

2. Compare as taxas de juros de diferentes bancos

Cada instituição financeira trabalha com taxas próprias de juros, o que pode tornar sua dívida maior ou menor de acordo com as circunstâncias. O Banco Central disponibiliza uma área com as taxas das principais instituições, vale a pena compará-las antes de fechar negócio.

3. Entenda a forma como os juros são cobrados

Conhecer a maneira como os juros são cobrados é muito importante na hora de se pegar um empréstimo. A cobrança pode ser com um percentual fixo ou de forma flutuante.

A principal diferença entre os dois casos é que quando os juros têm percentual fixo, não há mudança no valor durante o contrato. Já no segundo caso, a cobrança da porcentagem de juros pode variar de acordo com indicadores financeiros, como a SELIC.

Existem alguns benefícios nesse tipo de empréstimo (apesar da falta de um valor fixo), o que pode torná-lo mais barato. No entanto, a inconstância natural da modalidade pode fazer com que as parcelas fiquem mais caras em determinado período.

4. Faça simulações

Simular condições e parcelas em diferentes instituições financeiras é um recurso interessante, que possibilita que o contratante tenha uma ideia dos valores antes de fechar negócio. Muitas empresas do setor oferecem opções de simulação no próprio site ou permitem entrar em contato para pedir uma sem compromisso.

5. Calcule o CET (Custo Efetivo Total)

O Custo efetivo Total (CET) engloba todas as tarifas extras envolvidas no contrato como tributos, abertura de conta, transferências e muitas outras que nem sempre ficam explícitas no contrato. É preciso se informar e ficar atento a todos esses gastos.

Neste artigo falamos sobre cuidados necessários com juros bancários para quem deseja obter um empréstimo. Ficar atento a essas questões, assim como pesquisar e se manter informado sobre o tema, é muito importante para fechar um negócio que seja mais vantajoso para a sua empresa.

Gostou desse artigo? Então assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo e descobrir ainda mais assuntos como esse.