Começar a investir pode parecer algo muito complicado ou muito distante do seu mundo. Mas, se quer fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você, está na hora de saber algumas dicas fundamentais para ter sucesso no mundo dos investimentos.

É claro que não dá para ser um expert em investimentos financeiros de uma hora para outra. Mas o quanto antes começar a entender como funciona esse mercado, mais próximo estará de ser um investidor bem-sucedido.

Neste post, vamos apresentar alguns segredos para você saber como começar a investir. Confira!

1. Livre-se das dívidas

A primeira dica é negociar qualquer dívida que você tenha, antes de pensar em investir. Afinal, nem mesmo a melhor rentabilidade de qualquer aplicação cobrirá os altos juros de cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo.

Para tanto, coloque no papel tudo o que deve, quais são as taxas de juros de cada débito, entre em contato com os credores e negocie parcelas que caibam no seu bolso, com datas de pagamento que estejam alinhadas com seus recebimentos. Dessa forma, quitará tudo sem transtornos.

2. Defina seus objetivos

Para não sair por aí aplicando em ativos aleatoriamente, procure estabelecer os objetivos dos seus investimentos. Determine qual a finalidade de cada investimento que fará, de acordo com seus planos de vida.

Cada propósito que você pretende alcançar poderá ter um prazo diferente para ser realizado. Pode desejar guardar dinheiro para se casar daqui 2 anos, pode querer fazer aquela viagem dos seus sonhos dentro de 6 meses ou, então, aproveitar para fazer uma boa reforma na sua casa daqui 3 meses.

Ao saber se você precisará resgatar seu investimento no curto, médio ou longo prazo, sua estratégia de compra de ativos, com certeza, terá uma grande probabilidade de dar certo, proporcionando ótimos rendimentos.

3. Saiba quais são as melhores opções de acordo com seu perfil

Não dá para escolher nenhum investimento sem que você saiba qual é seu perfil de investidor. Se perde o sono só de pensar em ter prejuízo com suas aplicações financeiras, então pode se considerar conservador. Então, boas opções de papéis são o Tesouro Direto, CBD de bancos, fundos de investimento atrelados ao CDI, poupança ou qualquer outro ativo de Renda Fixa.

Já, se existe uma certa tolerância a perdas dentro de você, seu perfil é moderado. Diante disso, pense em investir em fundos que procuram ter rentabilidade acima do CDI e fundos imobiliários.

Agora, se gosta mesmo é de arriscar, então está dentro da categoria de investidores arrojados. Ativos de renda variável, incluindo ações da Bolsa de Valores, são perfeitos para suas aplicações.

4. Estabeleça a quantia mensal a ser investida

Para ser um investidor bem-sucedido, você precisa definir quanto poderá investir mensalmente. Esse cálculo não precisa necessariamente ser em valores. A melhor forma de determiná-lo é estabelecendo qual a porcentagem da sua renda será destinada às suas aplicações no mercado financeiro todos os meses.

Se você ouviu por aí algum outro segredo incrível para quem quer começar a investir, deixe seu comentário aqui no post!