Se você é pequeno empreendedor e conta com uma equipe reduzida, é provável que a gestão do negócio esteja em suas mãos, certo? Sua saúde financeira começa ao desenvolver boas práticas diárias de organização contábil.

Não é preciso ser um gênio da matemática para isso. Manter a contabilidade sob controle depende muito mais de rotinas burocráticas do que de cálculos complexos. Portanto, preocupe-se apenas em garantir uma boa dose de disciplina.

Neste post, vamos mostrar a você a importância da organização contábil, suas vantagens e algumas dicas para tirar essa tarefa de letra. Acompanhe!

Por que a organização contábil é importante?

A organização contábil é essencial, principalmente, para negócios que acabaram de abrir suas portas. Nesta fase, é comum que a curva de crescimento seja mínima e que o empreendedor recorra a empréstimos para ganhar fôlego, por exemplo.

Ainda que seu negócio não mostre crescimento, isso não significa que não esteja indo bem. Portanto, o processo de organização contábil serve para acompanhar sua situação financeira e auxiliar nas suas atividades de gestão.

Quais são as vantagens de organizar a contabilidade?

A principal vantagem de uma contabilidade organizada é gerar informações para a tomada de decisão, que pode estar relacionada com as metas de vendas mensais, a necessidade de uma nova estratégia de marketing ou até mesmo a compra de um novo equipamento.

Entre outras vantagens, a organização contábil também facilita a obtenção de linhas de crédito junto a instituições financeiras, além de manter suas obrigações fiscais em dia — que podem gerar muita dor de cabeça quando não estão atualizadas.

Como fazer a organização contábil do seu negócio?

Se você não sabe por onde começar a organizar sua contabilidade, experimente colocar em prática essas 4 dicas simples e eficientes:

1. Separe as contas da empresa das contas pessoais

É comum que, na pressa de abrir o negócio, você confunda suas movimentações pessoais com as da empresa. Porém, da mesma forma que existe uma divisão entre pessoa física e jurídica, registrar as entradas e saídas de cada uma facilitará o seu controle financeiro. Um bom começo é usar contas bancárias diferentes: uma para você e outra para a empresa.

2. Mantenha suas documentações bem organizadas

Uma contabilidade devidamente controlada também passa pela organização de um arquivo. Você deve catalogar todos os documentos contábeis, desde o registro de abertura da empresa e contratos sociais até documentos processuais, como pontos dos empregados, guias de recolhimento e notas fiscais. Categorizar esses arquivos é uma ótima alternativa!

3. Tenha um contador como parceiro na sua gestão

Seu contador não deve ser visto apenas como um braço na execução das tarefas contábeis. Ele está à disposição para fazer você ganhar tempo e auxiliar na gestão. Aliás, se você separou as contas da empresa e organizou suas documentações, a comunicação com esse profissional fluirá muito melhor e vocês certamente se tornarão parceiros.

4. Analise sua contabilidade com uma frequência mínima

Essa dica é fundamental para evitar a procrastinação. Durante a operação e a correria do dia a dia, é comum que o gestor deixe as tarefas contábeis acumularem. Por isso, determine uma regularidade para fazer sua análise e aproveite o apoio do seu contador. Ao menos uma vez por mês, será preciso se concentrar nisso.

Como você viu, os processos de organização contábil demandam mais disciplina do que grandes conhecimentos de gestão. Com dedicação e disposição, logo você desenvolve sua rotina e, aos poucos, perceberá os resultados dos esforços.

Quer saber mais sobre como controlar todas as entradas e saídas de recursos? Aprenda agora mesmo como fazer o fluxo de caixa da sua empresa!