O trabalho de recursos humanos da empresa é um dos principais fatores que levam o negócio a crescer e a potencializar sua competitividade no mercado. Desse modo, o recrutamento e seleção de pessoas talentosas para formar sua equipe deve ser bem planejado.

Quando esses processos não são feitos de maneira adequada, é comum que a empresa tenha um alto nível de turnover, ou seja, rotatividade de funcionários. Assim, é gerado um gasto excessivo com contratações, demissões e novos treinamentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja a seguir algumas dicas incríveis para otimizar sua gestão de pessoas e bater a meta da equipe dos sonhos!

1. Faça uma descrição clara da vaga

O mercado está repleto de profissionais esperando uma chance para entrar em uma empresa que tenha um perfil compatível ao seu. Assim, é importante esclarecer as suas exigências para melhorar as chances de recrutar profissionais adequados.

Portanto, no momento de criar as descrições do cargo, seja objetivo. Imagine que você é um interessado na vaga — quais seriam as informações que gostaria de ter explícitas? Tenha em mente o perfil daqueles que serão selecionados e crie sua abordagem. Por exemplo:

  • exigências mínimas para a função;
  • habilidades necessárias e aquelas que podem ser um diferencial;
  • benefícios do cargo;
  • necessidade, ou não, de experiência na área.

2. Crie dinâmicas interativas

A construção de uma equipe de trabalho começa desde o recrutamento e seleção para a vaga de emprego. É importante que os gestores consigam julgar a capacidade de integração e interação dos profissionais antes de contratá-los.

Para obter maior dinamismo, a colaboração de informação e comunhão de técnicas são habilidades necessárias dentro da empresa. Desse modo, é interessante propor uma tarefa em que seja necessário o esforço coletivo para alcançar algum objetivo.

Pode ser uma simulação de algum contratempo na empresa, uma gincana simples em que os candidatos devem montar um quebra-cabeça, enfim — qualquer atividade em que seja possível julgar as habilidades de interação é válida.

3. Faça um planejamento de recrutamento e seleção

Um bom planejamento das etapas de recrutamento e seleção é tão importante quanto descrever bem a vaga do cargo para atrair os profissionais corretos. Assim, você consegue passar uma boa impressão da empresa para os colaboradores.

Além disso, a tática garante que você terá em mãos um guia que poderá ser repetido sempre que for necessário fazer o recrutamento. Desse modo, o RH economiza tempo e evita contratempos durante o processo.

4. Decida onde encontrar os melhores candidatos

Não adianta criar um excelente processo de recrutamento com uma ótima descrição da vaga se a empresa não sabe onde divulgar a sua necessidade. São várias as possibilidades de canais para informação, mas pense, antes de mais nada, no perfil do candidato.

Por exemplo: ele consume conteúdo na internet com frequência? Prefere quais redes sociais? É ouvinte de rádio? Confere sites de vagas? Vê televisão com regularidade? Esses tipos de perguntas ajudam a escolher o melhor canal de divulgação para a empresa.

A operação de recrutamento e seleção da empresa fala muito sobre sua cultura organizacional, pois é nessa fase que a gestão e o colaborador têm as suas primeiras impressões um do outro. Manter uma postura profissional e ter atenção com os recursos humanos gera uma equipe de funcionários mais disposta e faz sua empresa crescer.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entender melhor como realizar o recrutamento e seleção com eficácia!